quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ando meio Desligado


A cada dia que vivemos temos contato com mais e mais vantagens da vida moderna: apareceu o carro total flex ( quem no início da década passada poderia imaginar que misturaríamos álcool e gasolina no mesmo tanque?) e mais recentemente o carro elétrico. Veio o IPod ,Iphone,IPad e outros I...Surgiu a televisão a cabo, os videogames de última geração ( com gráficos tão perfeitos quanto filmes), o celular e a capacidade de falar com os amigos a todo momento, em qualquer lugar do mundo.
Junto dessa modernidade toda, também vieram tensão, pressão no trabalho, trânsito, insônia, depressão e a viciante possibilidade de nunca se desligar.
Estive conversando com um amigo, e ele me disse que sua vida é ligada em alta voltagem. Só sabe trabalhar sob pressão. Contou-me que trabalha com dezenas de de revistas e livros abertos. Seu celular não para de tocar. Quando liga o computador, costuma abrir uma infinidade de janelas enquanto navega pela internet. Não consegue fazer uma coisa de cada vez. Os dedos gostam de clicar freneticamente o mouse para descobrir se recebeu um novo e-mail, um novo scrap no orkut ou uma mensagem no MSN.
Tecnicamente ele é portador do que os estudiosos chamam de “ desordem de ansiedade da internet”.
Veja bem! Eu tenho transtorno de déficit de atenção por hiperatividade. Mas são coisas diferentes. Eu não tenho escolha. Sou hiperativo e ponto. Meu amigo teve escolha, por assim dizer; e é resultado direto de um mundo veloz e conectado.
Quem nunca teve a sensação de que estava perdendo o que estava acontecendo no mundo ao ficar um dia sem entrar na internet? Aquela ansiedade pra saber se alguém havia escrito algo em uma de suas páginas?
Aprendi com a vida que a irritabilidade e o desejo de acompanhar o que está acontecendo em todo canto estão entre os maiores males que uma rotina plugada pode trazer à saúde.
Percebam uma fatalidade: infelizmente temos que enfrentar o trânsito ( pra quem mora em grandes cidades principalmente- quem conhece a Via Light na hora do almoço me entende), a competitividade do mercado de trabalho ( que eu ainda não fui apresentado), a violência urbana, o temor de que o mundo está prestes a entrar em colapso ( 2012 tá logo ali)...
Temos coisas demais na cabeça; e acredito que ela acabe filtrando todos esses problemas assim como nosso corpo.
Pra se ter uma idéia, a venda de medicamentos que aliviam as angústias mentais só cresce. No Brasil, o segundo remédio mais adquirido nas farmácias é justamente um que combate a ansiedade e melhora os problemas do sono: o meu amigo clonazepan ( Rivotril).
Moral da história: é hora de colocar o pé no freio e desacelerar, porque senão só um anti-vírus pra dar conta de tantos dados e processos de informações que nos cercam.


P.S Chupaaaaaaaa Bambis!!!!

4 comentários:

Letícia Pimentel disse...

Olá, tudo bem?
Venho retribuir a visita e agradecer o conselho que você me deixou ;)
Gostei muito daqui, você está correto em tudo o que diz...
A eu sei bem o que é o estresse da Via Light no horário do almoço, passo por ali todo dia... Realmente está na hora de começarmos a reduzir o ritmo de vida que temos levado...
Enfim, o blog e o post estão ótimos, parabéns!

Respondendo a sua pergunta: sou eu mesma que escrevo os textos que estão no meu blog =)

Até mais, beijos =*

Diego Dias disse...

Às vezes não sei se o que eu tenho é hiperatividade ou excesso de empolgação, mas compreendo quando diz que já hora de botar o pé no freio e digo até mais, é melhor puxar logo o freio de mão! kkk

Mas acho difícil isso acontecer a essa altura do campeonato. Como eu mencionei lá no blog, o cyber espaço é o que da retorno hoje em dia, mesmo com a maioria das coisas dentro dele se dividindo entre realidade e dúvidas. Apenas espero que pessoas como a gente consigam se dar bem dentro e fora dele. É quase um desafio, certo? Hmm, eu gosto de desafios...

uahauhaa

gostei de blog, rapaz.
Abração

Diego Dias disse...

correção: gostei DO blog.

haha

Naírla Silva disse...

É, cada dia que passa , coisa novas aconteçem, novas descobertas e o mundo cada vez mais moderno ou não.

bjs
http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/